Tipos de playground que toda escola deveria ter

O ambiente escolar é sempre repleto de atividades, indo desde as tarefas diárias até a aplicação da lição de casa! Mas, brincar também faz parte do compromisso escolar e nesse caso saber os tipos de playground que toda escola deveria ter é fundamental!

Isso porque brincar é, literalmente coisa séria também! Afinal, é por meio desse universo que as crianças terão a oportunidade de aprimorar ainda mais seu desenvolvimento nessa fase e crescerem muito mais saudáveis.

A hora do intervalo é, sem a menor sombra de dúvidas, o momento mais aguardado pelos pequenos enquanto estão no horário da escola e é aí que elas podem extravasar toda a sua energia e aproveitar bons momentos com os colegas.

Outro ponto fundamental é que ao brincar em espaços abertos as crianças podem ainda se integrar com o mundo ao seu redor e ainda explorar e experimentar novas cores, sensações, texturas e cheiros.

Diante de todos esses aspectos as instituições educacionais devem e precisam investir sempre no ambiente do playground como sendo parte da formação dos pequenos.

Mas, como adaptar e incluir esse ambiente de forma a contribuir com que os alunos possam ao máximo aproveitar todo o seu potencial? Você sabe?

Nesse artigo, conheça os tipos de playground que toda escola deveria ter!

Tipos de playground que toda escola deveria ter – brinquedos integrados

Esse é um tipo de parquinho que tem um tamanho bastante interessante. Isso porque a altura dos brinquedos é ideal para que muitas crianças possam usa-lo de forma simultânea!

Por isso, ele é bastante recomendado para escolas que sabem a importância de manter um espaço como esse para contribuir com o desenvolvimento da fase infantil.

Os brinquedos são integrados, permitindo que as crianças possam soltar a imaginação por meio de inúmeras brincadeiras.

Há escaladas, plataformas e também escorregadores – tudo seguindo um conceito mais sustentável devido ao fato de não recorrer ao uso de madeira na sua composição.

A durabilidade é outro ponto forte desse tipo de playground, tendo ainda como diferencial o fato de não criar resíduos!

 

Playground com multi-atividades

É uma tendência dos chamados parquinhos modulares, que tornam possível a integração e reconfiguração de todo o layout do ambiente, onde pode-se realizar a substituição e reposicionamento de todas as peças.

O legal desses tipos de playground que toda escola deveria ter é o fato de que a instituição poderá ter maior autonomia para modificar conforme acredite ser necessário, o que ajuda ainda a manter sempre o clima de novidade para as crianças!

 

Playground com atividades psicomotoras

Um dos tipos de playground ideal quando se trata de manter atividades em grupos, permitindo maior estimulo para o desenvolvimento das capacidades sociais, físicas e cognitivas das crianças!

Ele é ainda interessante para aplicação de um trabalho de psicomotricidade, sendo mais indicado para alunos de educação infantil.

Dica importante para poder fazer a melhor escolha!

É sempre interessante que antes mesmo de considerar os tipos de playground que toda escola deveria ter, que o ambiente em questão se adeque perfeitamente à faixa etária dos alunos.

Isso porque existem diversos tipos de modelos, sendo que cada um deles pode se adequar as diferentes de fases da infância.

Os que são feitos em plástico são considerados mais sustentáveis e seguros para crianças até os 5 anos de idade.

Há também os playgrounds com brinquedos feitos em madeiras, que pode ser mais interessantes para crianças até 10 anos de idade.

Já os que contam com brinquedos estruturados em ferro, podem ser indicados para crianças acima dessa faixa etária!

E você? O que achou dos tipos de playground que toda escola deveria ter?

 

Sobre AventuraPlay

Veja também

Promovendo a Inclusão: Brinquedos para Crianças com Dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura, escrita e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *