O que muitos pais ainda não possuem conhecimento, é sobre qual a idade certa para levar a criança no playground, onde saber sobre esses limites pode ajudar a evitar que se ocorra acidentes em tais locais.
Normalmente, as crianças não possuem medo de se aventurarem em brinquedos, e sempre crescem desenvolvendo suas habilidades de reação em relação aos perigos que acabam aparecendo no meio do caminho.

Assim, essa coragem frente ao desconhecido pode acabar provocando consequências muito perigosas e que variam desde o pulo alto de um escorregador até correr para o meio de ruas movimentadas.
Conheça qual a idade certa para levar a criança no playground
Se você quer saber sobre qual idade certa para levar a criança no playground e qual o tipo é o mais indicado para cada faixa etária, continue acompanhando o artigo. Mas, desde já, alertamos a todos os pais sobre os cuidados que se deve ter com crianças no playground. Confira mais abaixo!
- No caso das crianças até 5 anos de idade, os brinquedos sempre devem ser de plástico e com as pontas mais arredondadas, além de ficarem com pouca distância do chão.
Além disso, é ideal ainda que eles possuam um piso emborrachado para poder amortecer caso exista quedas. Assim, os brinquedos mais recomendados são os de rotomoldagem, como as gangorras, os gira-giras, escorregadores, piscinas de bolinhas e túneis.
Vale lembrar ainda que da importância de tais brinquedos não possuírem parafusos e de se evitar que sejam usados por crianças que tenham idades maiores.
- Em relação as crianças de 5 a 10 anos de idade, o uso de brinquedos em madeira plástica já é permitido. No entanto, ainda é recomendado que o piso seja emborrachado, porém com materiais como a grama sintética, a qual já pode ser usada nesse momento.
Normalmente, brinquedos de madeira, como os escorregadores, balanços, casinhas, gira-giras e corredores que possuem desafios, são feitos sempre com tábuas e correntes.
- Já a partir dos 10 anos de idade, onde as crianças já são maiores, o indicado são os brinquedos que possuem estruturas robustas, embora os responsáveis ou os pais sempre tenham atenção quanto a instalação e busquem avaliar se tais brinquedos são seguros antes de deixarem a criança usar.

Nessa categoria, incluem brinquedos como escorregadores, balanços, túneis, pontes de cordas, entre muitos outros, além ainda do uso de pisos como a grama, terra ou areia, as quais já podem se encontrar presente sem qualquer problema.
Quais os cuidados com as crianças no playground?
É extremamente importante que se tenham os devidos cuidados no playground, pois assim se evita que as crianças acabem se acidentando. Por isso, o primeiro cuidado que se deve ter é fazer uma avaliação da segurança do brinquedo.
No caso dos brinquedos de madeira, é necessário notar se ele não apresenta rachaduras ou farpas, e se a madeira possui as condições adequadas para ser usada.
Já em relação aos brinquedos de ferro, esses normalmente são mais suscetíveis a corrosão, formação de ferrugem e aquecimento nos dias mais quentes. Por isso, busque notar se não existe alguma ocorrência desses fatores antes de deixar a criança brincar neles.
Além disso, é interessante verificar o tipo de piso que se encontra no playground, ou seja, se ele é o adequado para a determinada faixa etária da criança, além de notar se o piso se encontra limpo, sem objetos que podem fazer a criança se machucar e se não existe fezes de animais, o que pode gerar a contaminação.

Portanto, buscar saber qual a idade certa para levar a criança no playground é algo essencial, além do fato de que desde cedo é uma tarefa que deve ser estimulada pelos pais, pois as brincadeiras ajudam no desenvolvimento da criança, especialmente em relação a socialização e a coordenação motora.