Montar um playground infantil parece fácil, mas é preciso se atentar a alguns detalhes como: local de instalação, quais brinquedos utilizar, medidas de segurança cabíveis, etc. Uma dúvida que surge constantemente é qual a área mínima para instalar um playground?

Onde instalar o playground?
Antes de determinar a área mínima do playground deve-se determinar o local onde ele será instalado. Isso permite adotar quaisquer precauções necessárias, inclusive no caso de a obra ser executada em local que anteriormente era usado para outras finalidades, onde pode haver perigos.
Entre os fatores importantes a serem observados no local da possível instalação, podemos destacar:
- Áreas de acesso, inclusive aquele necessário para a construção e a manutenção;
- Drenagem;
- Facilidade para manutenção e gerenciamento;
- Precauções contra condições de meio ambiente adversas e contra perigos locais;
- Toxicidade do solo;
Qual a área mínima do playground?
Não há uma determinação de área mínima para construção do playground. Isso vai depender de fatores como tipo e quantidade de equipamentos que serão incluídos no projeto, e área de segurança previstas na norma. Por isso, para determinar a área mínima é preciso estar atento aos seguintes fatores:
- Disposição dos equipamentos
Os brinquedos devem ser situados de forma a minimizar a interferência entre eles. Deve-se atentar também às prováveis correntes de tráfego dentro do playground, a fim de evitar, por exemplo, a necessidade de as crianças passarem próximo a um equipamento ao se deslocarem de um deles a outro.
- Áreas de segurança
Os requisitos mínimos para o espaço ocupado pelo equipamento e a área operacional (que corresponde o espaço ocupado pelas crianças que usam o brinquedo), junto com uma margem para a livre movimentação das crianças entre os equipamentos, são chamados zona mínima de uso.
Segundo a norma NBR 14350-1, a menos que o fabricante ofereça recomendações específicas, é aconselhável que um espaço com largura não inferior a 1,8 m seja acrescido à área operacional para facilitar a circulação junto às partes móveis do equipamento, como nos balanços por exemplo.
E mais outro espaço, com largura não inferior a 1,2 m, seja acrescentado à área operacional, destinado a facilitar a circulação próximo a equipamentos estacionários.
As zonas mínimas de uso destinadas a cada equipamento não devem sobrepor-se, e a integração dos equipamentos para brincar e outras instalações de suporte da área, como latas de lixo, banheiros, etc., deve ser estudada cuidadosamente
Agora é necessário calcular a área mínima considerando todos os brinquedos que você deseja, com os respectivos espaços de segurança. Não se esqueça que a dimensão do playground infantil abrange, também, a área livre onde deve ter piso de segurança entorno dos brinquedos.
Quais os benefícios de um playground?
- Saúde
O playground permite que as crianças se movimentem e se divirtam ao mesmo tempo, dando-lhes uma dose saudável de exercícios cardiovasculares e saudáveis para o coração.
- Sociais
Parte do apelo dos parques infantis e dos equipamentos de parques infantis é que as crianças interagem umas com as outras. A interação social na infância ajuda a construir a noção de “cidadania e vizinhança” permitindo que crianças de diferentes raças e níveis econômicos possam brincar juntos.

- Benefícios Mentais
O equipamento de playgrounds ajuda o cérebro das crianças a se desenvolver, à medida que aprendem sobre o mundo através de atividades motoras e experiências sensoriais.
O desenvolvimento do cérebro nos primeiros seis anos de vida é especialmente importante, e que quanto mais crianças exercitam suas habilidades sensoriais e motoras usando equipamentos de playground, mais conexões neuro-cerebrais elas criam.
O playground é um ambiente propicio para que as crianças possam se desenvolver e se divertir. Como mencionado anteriormente, não há uma área mínima estipulada para sua instalação, desde que sejam respeitados todos os requisitos e espaços adequados de segurança previstos na norma.
