As crianças precisam de movimento para explorar e moldar seu ambiente; eles sentem que podem fazer a diferença. Nem todas as crianças têm os mesmos pré-requisitos e nessa questão, a psicomotricidade entra como suporte.
Algumas crianças apresentam anormalidades no movimento, na percepção e no comportamento, frequentemente associadas a problemas em outras áreas de seu desenvolvimento. A terapia psicomotora oferece a essas crianças um suporte adequado às suas necessidades.
A terapia psicomotora entende o desenvolvimento infantil como uma unidade de movimento, experiência, pensamento, sentimento e ação.
Na brincadeira com brinquedos espumados, a criança relaciona seus movimentos, seu mundo emocional e seu pensamento entre si. O termo “psicomotor” enfatiza a conexão entre processos motores e mentais.

O que é a psicomotricidade?
A terapia psicomotora com módulos espumados é indicada para crianças, adolescentes e adultos que apresentam problemas motores ou emocionais, problemas de comportamento ou dificuldades de relacionamento com outras pessoas.
Ela lida com a inter-relação de percepção, sentimento, pensamento, movimento e comportamento. Ela observa como essa inter-relação se expressa no plano físico e afeta o movimento.
O corpo em movimento está, portanto, no centro da atividade psicomotora. Ao mesmo tempo, o sistema psicomotor sempre tem em mente a pessoa como um todo; além do nível físico, também leva em consideração as influências mentais, sociais e culturais que moldam uma pessoa.
Promove habilidades psicomotoras:
- as habilidades motoras,
- a independência
- as habilidades sociais
- confia em si e nos outros,
- a capacidade de regular o próprio comportamento também
- a alegria do movimento.
Ao promover os recursos existentes, a psicomotricidade ajuda as pessoas a se conhecerem e se desenvolverem melhor.
Ao assegurar um equilíbrio harmonioso entre os níveis físico e emocional, contribui para as crianças a se sentirem melhor física, mental e socialmente.
Usadas preventivamente, as habilidades psicomotoras podem melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento individual na primeira infância a um nível psíquico com a ajuda de espumados pra coordenação motora.

Como funciona a psicomotricidade?
O conceito de terapia se adapta ao caráter da criança. Crianças ansiosas e reservadas conseguem experimentar o que acreditam poder fazer em paz e sem pressão. Exercícios de suspensão, escalada e equilíbrio são particularmente adequados para isso.
Para crianças mais alertas e descoordenadas em seus movimentos, a consciência corporal é fortalecida com técnicas de relaxamento ou brincadeiras mais calmas.
Quais as vantagens que essa terapia oferece?
Ao contrário de muitas outras terapias, não são realizados exercícios padronizados. Em vez disso, as crianças são encorajadas a agir de forma independente e, assim, ganhar experiência que promove a sua autoconsciência e aprendizagem motora com a psicomotricidade.
Quais são os objetivos da terapia?
O objetivo das habilidades psicomotoras é dar às crianças mais confiança para lidar com novas situações. As possibilidades de ação motora devem ser ampliadas e, assim, a capacidade de interagir no grupo deve ser criada.
Lidar com a raiva e a agressão, bem como desenvolver e melhorar as habilidades sociais, são objetivos centrais das habilidades psicomotoras.

Interação de corpo, mente e emoções
As habilidades psicomotoras são baseadas no pressuposto básico de que o desenvolvimento da personalidade é sempre um processo holístico: as áreas mental e física estão tão interligadas que todo impacto em uma área da personalidade também afeta a outra.
As experiências do corpo e do movimento são, portanto, sempre experiências. Por exemplo, a postura física ou a maneira como alguém se move diz algo sobre o estado mental ou emocional.
Isso também acontece com as crianças. As ações do movimento não apenas influenciam suas habilidades físicas e motoras, mas afetam sua atitude em relação ao próprio corpo, a imagem de suas próprias habilidades e a percepção de si mesmas.
Os processos mentais, emocionais e racionais ainda estão particularmente intimamente ligados a eles, a natureza holística de suas ações e experiências é particularmente pronunciada com eles na psicomotricidade.