Playground – nova sensação entre a criançada!

Em pleno século 21, com todo esse desenvolvimento tecnológico e o acesso, muitas vezes irrestrito, de aparelhos eletrônicos para as crianças gerou um desinteresse entre elas para as brincadeiras mais tradicionais. É raro despertar a curiosidade de uma criança sem ser com os celulares. Mas, superando essa barreira, o Playground se tornou a nova sensação entre a criançada!

É claro que smartphones e tablets são revolucionários na evolução dos nossos filhos, mas a alienação a eles é perigosa.

Incentivar a criançada a buscar outras maneiras de diversão não pode ficar de fora de sua educação.

É preciso que a criança se desenvolva socialmente, em contato com outras crianças, longe do mundo virtual e todo esse desenvolvimento individual.

Os famosos parquinhos ainda atraem a atenção e curiosidades dos pequenos. Conheça mais sobre o Playground, a nova sensação entre a criançada!

Os benefícios para a criançada

O Playground, que é a nova sensação entre a criançada, vai muito além de um brinquedo comum.

As crianças têm a capacidade de absorver e aprender algo com todas as situações e momentos que estão sujeitas. A simples “hora da brincadeira” é muito mais que diversão, é uma aula cheia de possibilidades.

O ser humano é sociável, em sua essência, e é preciso desenvolver essa habilidade na criançada.

Conheça mais sobre os benefícios que o Playground traz pra vida social das crianças:

  • Desenvolve a capacidade de conviver em grupo. Normalmente, as crianças brincam em grupo no playground, isso é extremamente importante para aprenderem a se socializar.
  • Estimula a imaginação. Na visão da criançada, o parquinho tem muitas possibilidades e muitos cenários para diferentes histórias!
  • Saúde física e mental. Brincadeiras em parquinhos fazem as crianças se movimentarem, isso é bom pra saúde física e mental, assim como todo o tipo de exercício.
  • Melhora o contato com a natureza. As crianças ficam ao ar livre, em um ambiente mais agradável, cheio de possibilidades de aprendizado.
  • Segurança. Como veremos a seguir, o Playground é um brinquedo extremamente seguro, regido
  • por norma.

Playground e sua segurança

Tratando-se de um brinquedo para a criançada, o fator segurança do playground é de suma importância, indispensável.

As crianças não possuem a mesma perspectiva de riscos e acidentes que os adultos, para elas as situações não são tão óbvias. Por isso, é preciso que o brinquedo reduza até os níveis mais baixos a possibilidade de acidentes.

A fabricação dos Playgrounds é regida pela norma NBR 16071-1:2012, evolvendo todos os equipamentos usados em escolas, creches, áreas de lazer público, condomínios, shoppings, restaurantes, enfim, lugares coletivos.

Dentre as especificações, a norma especifica tipos de piso e material de fabricação, ângulos do brinquedo, fixação, etc.

Seguir a NBR 16071-1:2012 é importante para fabricar um playground o mais seguro possível para a criançada.

Tipos de Playground para a criançada

Há diversos tipos de Playground para a criançada, de acordo com seu material de fabricação.

Conheça alguns tipos de materiais que são usados na fabricação de playgrounds e suas características:

  • Aço ou Ferro. Tem a característica de ser bem resistente, porém, não é indicado em lugares com muito sol, pois o material esquente muito.
  • Deve ser produzido com madeira tratada e o material não pode possuir imperfeições como farpas e afins, para a segurança da criança.
  • Plástico. Produzido com polietileno retomoldável e plástico sem toxinas. São leves, fáceis de montar, resistentes e de fácil limpeza.

Agora que você já sabe que o Playground é a nova sensação entre a criançada e conhece todos os benefícios que uma simples brincadeira pode trazer, não deixe de levá-lo ao parquinho mais próximo!

Sobre AventuraPlay

Veja também

Brincadeiras de criança – 5 atividades para divertir seus alunos

As crianças devem sempre brincar, pois elas aprendem muitas coisas brincando, além de adquirir habilidades …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *