Playground em condomínios devem ser seguros e divertidos

Os condomínios têm oferecido cada vez mais opções de lazer para seus moradores: piscina, academia, espaço gourmet, e claro, a opção preferida das crianças é o playground. Para que tanto pais quanto filhos fiquem tranquilos os playgrounds em condomínios devem ser seguros e divertidos.

Nas áreas de lazer, tanto os responsáveis pelo condomínio quanto os pais devem fiscalizar se todas as medidas pertinentes de segurança estão sendo adotadas, pois as crianças são sempre mais vulneráveis a acidentes já que não têm consciência dos riscos que podem estar correndo.  Algumas dicas são:

Atenção ao espaço físico

O espaço físico do playground deve ter tamanho suficiente para que os brinquedos sejam dispostos corretamente e a disposição dos equipamentos precisa ser planejada e levar em conta vários fatores, como a área de passagem mínima das crianças entre um brinquedo e outro.

Cuidado com os Equipamentos

Os equipamentos devem indicar para qual faixa etária mínima e máxima recomendada e deve-se atentar ao material de fabricação. Os Brinquedos são geralmente feitos de madeira, ferro ou plástico, mas tem valores e durabilidades diferentes.

Nos de madeira deve-se ter cuidado com lascas soltas, e com ambientes úmidos e nos de metais com hastes pontiagudas ou ferrugem. Os brinquedos de plástico devem durar, em média, três anos, já os de plástico com estrutura metálica são mais resistentes, duram entre 15 e 20 anos.

É preciso sempre checar se o fabricante dos brinquedos tem certificação de órgãos de fiscalização, como o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), e se seguem as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Manutenção

Para garantir a segurança, os brinquedos do playground devem ser revisados constantemente e a manutenção realizada sempre que necessário. É recomendado fazer uma checagem diária, para verificar se há algum problema e fazer uma inspeção completa a cada três meses.

Além disso, uma vez ao ano um profissional especializado deve avaliar as condições dos equipamentos. Se possível, deve haver um livro de registro de inspeções diárias, semanais e mensais e qualquer defeito no brinquedo deve ser comunicado ao responsável do condomínio, para devidas providências.

Durante as inspeções é importante verificar se há parafusos soltos e sem proteção, presença de ferrugem em brinquedos com estrutura metálica, lascas de madeiras, partes com tinta solta, tudo isso contribui para dar mais segurança às crianças e para aumentar a durabilidade dos brinquedos.

Regras apropriadas

Todo o playground precisa ter regras de utilização que devem ser aprovadas em assembleia e conhecidas pelos condôminos. Essas normas devem estar visíveis para todos e outro ponto importante é a participação dos pais. Toda criança precisa estar acompanhada de um adulto.

É importante estabelecer horários para uso, assim será mais fácil na hora de efetuar inspeções e possíveis limpezas. Limitar o acesso quando a criança portar alimentos é uma boa forma de manter o local limpo e evitar o aparecimento de animais indesejados.

Um detalhe importante na hora de se pensar um playground é lembrar que existem crianças de várias idades e por isso é preciso ter brinquedos específicos para cada faixa etária como forma de democratiza o acesso. Essa indicação deve estar apropriadamente indicada em cada um deles.

Revestimento

Para reduzir o impacto em caso de quedas, o piso pode ser revestido com materiais apropriados. No lugar da grama sintética, e caixa de areia, prefira os pisos de borracha, pois diminuem o atrito com o chão em caso de queda e melhoram a aderência dos brinquedos, proporcionando mais segurança;

Se você tem um playground no seu condomínio, não deixe de seguir estas dicas, afinal, o playground em condomínios deve ser sempre ambiente divertido e acima de tudo, seguro!

Sobre AventuraPlay

Veja também

Promovendo a Inclusão: Brinquedos para Crianças com Dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura, escrita e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *