Quando há crianças em um condomínio a palavra de ordem é sempre segurança! O Playground em condomínios é uma forma de garantir o lazer dos pequenos, mas também depende de um uso correto!
Na verdade, ter uma área destinada ao lazer da criançada é de suma importância e pode até ser considerada uma das principais razões que leva muitas famílias a viver em condomínios.
Mas, assim como tudo que permeia o ambiente de um condomínio, até mesmo essa área precisa de uma série de cuidados, bem como corresponder minuciosamente a todas as normas técnicas e regras de bom uso.
É importante salientar que é sempre interessante estar devidamente atento ao artigo 1.348 – V do Código Civil que destaca que o sindico tem a importante missão de diligenciar a ampla conservação e guarda de todas as partes comuns.
Isso quer dizer que, se por ventura algum acidente vier a acontecer e for constatado que houve algum tipo de negligencia em tudo que permeia a manutenção, o síndico poderá ter de arcar com a responsabilidade do ocorrido.
O Playground em condomínios precisa ter como base uma extrema atenção sempre – e isso deve ser ainda mais intensificado nos períodos de férias escolares! Conheça mais orientações a seguir no decorrer desse artigo!

Playground em condomínios – saiba quais são as regras que precisam ser consideradas para a utilização desse ambiente!
Como dito anteriormente, o Playground em condomínios é sempre um excelente recurso quando se trata do lazer das crianças, mas para que isso de fato dê certo é preciso considerar uma série de cuidados e regras!
Confira abaixo algumas das mais importantes:
- No local é preciso que esteja afixado todas as normas de utilização do espaço, de forma a informar a todos os responsáveis
- É sempre recomendado que as crianças estejam acompanhadas de um adulto, para que se possa garantir mais segurança
- Estabelecer um horário destinado ao uso do espaço é sempre fundamental. Dessa maneira será possível separar um horário para cobrir a caixa de areia, fazer inspeções, limpeza e outros aspectos.
- É importante ainda procurar limitar os acessos da caixa de areia, como por exemplo, em casos onde a criança esteja portando alimentos. Isso porque os restos de alimentos poderão acabar apodrecendo no ambiente e até mesmo acabar atraindo animais.
- O condomínio precisa ainda ter o cuidado de criar um regulamento interno para o parquinho. Há muitos modelos na internet, mas é possível criar também um que se adeque à realidade do local!

Quais os cuidados essenciais para manter a areia do playground sempre ideal?
A areia usada no playground também precisa de cuidados! O lado bom é que existem muitas opções disponíveis no mercado que ajudam nessa premissa e garante mais praticidade para os responsáveis!
É possível encontrar produtos mais específicos para promover a esterilização da areia, sendo que se refere a um tipo de fórmula absolutamente atóxica que permite a descontaminação do solo.

Um outro caminho é realizar a substituição da areia de tempos em tempos. Quem achar isso melhor, poderá também encontrar no mercado areias especiais e atóxicas, que podem até mesmo ser mais fáceis de manter a higiene do ambiente (e até mesmo os gatos não gostam dela, o que é ideal).
Outros critérios de preservação do Playground em condomínios!
É importante ainda considerar uma manutenção preventiva de todos os brinquedos e apetrechos existentes no espaço.
Outro critério é certificar que os brinquedos estejam separados pela distancia mínima de 1,30 metros (segundo normas da ABNT)!
Essas são as principais regras e cuidados que devem ser associados ao Playground em condomínios e precisam de todo o cuidado e acompanhamento para garantir o bem estar das crianças!