O playground de plástico rotomoldado é um dos acessórios praticamente obrigatórios dos parquinhos, não é mesmo?! Principalmente quando estamos falando da área de lazer dos pequenos dentro dos condomínios.
É uma grande facilidade – e atrativo também – para os pais poder contar com uma área livre infantil. Porém, para poder construir um Playground, por mais simples que seja, é necessário seguir diversos requisitos.
Se você está em busca de um playground ideal para o seu condomínio, escola ou até mesmo para a sua casa, aqui você vai descobrir como a diversão e a segurança infantil caminham juntos.

O que é e quais as vantagens do Playground de Plástico Rotomoldado
Primeiramente, o que é o playground de plástico rotomoldado? Este tipo de playground está se tornando cada vez mais comum por conta de seus benefícios.
Ele é fabricado com plástico extremamente resistente e de fácil higienização. O fato de ser rotomoldado, ou seja, oco por dentro, promove leveza a toda a estrutura, facilitando o transporte e montagem das peças.
Outra característica é justamente a personalização que esse modelo de playground oferece. Ele pode ser facilmente montado com outras partes do playground.
Quando feito de acordo com as normas de segurança, o playground de plástico também promove uma experiência muito divertida e segura para todos os pequenos.
Então, dentro dos benefícios que podemos citar sobre este modelo de playground, temos:
- Resistência, tanto em relação a peso quanto em relação a exposição ao clima (chuva, sol, variedade de temperatura…)
- Leveza
- Possibilidade de personalização
- Custo x benefício
- Flexibilidade de instalação (pode ser instalado em locais abertos ou fechados)
- Diversão garantida para as crianças!
Como agregar mais segurança?
Para agregar maior segurança para o playground de plástico é necessário seguir a Normas ABNT Parques infantis.
A ABNT é a Associação Brasileira de Normas Técnicas e elas abrangem praticamente todos os produtos existentes! Obviamente, os playgrounds de plástico não ficariam de fora dessa normalização.
Ainda mais considerando que são brinquedos infantis, é imprescindível que estejam devidamente adequados para garantir o máximo de segurança possível para as crianças.
Norma regulamentadora
Dentre as Normas ABNT Parques infantis, a ABNT – NBR 16.071 é específica para o playground de plástico.
Essa norma traz todos os detalhes para a construção dos playgrounds infantis, no que tange material, piso, medidas e coisas do gênero.
A norma traz, por exemplo, que o playground – seja dentro de uma escola, condomínio ou casa – deve ser construído em uma caixa de areia de, no mínimo, 30 cm de profundidade, sobre borracha amortecedora, piso de borracha ou grama sintética (cuja espessura depende da altura do brinquedo).
Ou seja, é tudo muito bem estabelecido para que as crianças brinquem com o máximo de segurança possível.

É lei, não é opcional
No caso de escolas e condomínios, optar por um playground de plástico que siga as Normas ABNT Parques infantis não é um luxo, mas, sim, uma obrigatoriedade.
Caso contrário não será liberada a aprovação para o parquinho infantil. Sendo assim, o responsável pelo condomínio ou escola deve adquirir o playground em uma loja de alta confiança.
E, claro, além de evitar multas, o condomínio se mostrará correto ao colocar a segurança da criança em primeiro lugar.

Quando falamos em qualidade, segurança e modelos divertidíssimos de playground, a Aventura Play é expert! São anos no mercado trabalhando apenas com os brinquedos de maior qualidade no Brasil.
Quer escolher o melhor playground de plástico seguro para o seu condomínio ou qualquer outro local? Acesse o site da Aventura Play e veja quais são os modelos disponíveis.