Garantir a diversão das crianças dentro do ambiente do condomínio é fundamental, afinal, elas precisam de um espaço para brincar e vivenciar todo o desenvolvimento infantil! E o playground é o melhor local para isso!
Não há como negar que se há no mundo uma coisa que as crianças simplesmente amam mais do que tudo é brincar! Na verdade, brincar é algo fundamental para o desenvolvimento dos pequenos e até mesmo ajudar na sua formação!

E vamos combinar que para os pais é fundamental que haja no condomínio um ambiente adequado para que a criança possa gastar toda a energia que possuem!
Mas, o ato de brincar nesse ambiente não deve ser considerado uma simples brincadeira – é preciso cuidados, atenção e prover o máximo de detalhes de forma que o espaço seja realmente seguro e adequado.

E é justamente aí que moram uma série de dúvidas e incertezas – qual o melhor brinquedo para ser usado? Qual o melhor tamanho? Onde eles devem ser colocados?
Se você se identifica com todas essas e muitas outras dúvidas, confira nesse artigo algumas dicas fundamentais para que o playground sejam um local realmente divertido e seguro! Confira!
Conheça as principais dicas infalíveis para garantir um playground ideal para as crianças!
Como dito anteriormente, nesse artigo você terá a oportunidade de conhecer algumas dicas realmente importantes para que o espaço do playground seja realmente seguro para as crianças. Veja abaixo:
- Medição do espaço:
Antes de realizar a escolha ou até mesmo a compra dos brinquedos que serão colocados no ambiente do playground é importante jamais esquecer de ter certeza do espaço disponível!
Esse pode ser um erro fatal e que ainda poderá acabar acarretando boas dores de cabeça se não for considerado. Por isso, procure certificar exatamente qual é a dimensão da área para não errar na mão na hora de escolher os brinquedos.
- Saber aproximadamente o total de crianças que usarão o playground
Se o condomínio conta com um playground é preciso saber se ele comporta a quantidade de crianças! Se por ventura houver crianças demais, pode ser interessante pensar em um investimento para o espaço.
- Aproveite ao máximo a área do terreno:
Até mesmo as partes irregulares podem ser aproveitadas, desde que isso não apresente riscos para as crianças! Quando mais o espaço for otimizado mais diversão haverá para elas!
- Aproveite a opinião do público mirim:
Ninguém melhor do que as crianças para dar ideias e feedbacks sobre os espaços que elas tanto usam! Isso também é importante para estimular um sentimento de responsabilidade social na criançada!
- A segurança é determinante:
Montar um playground é algo que deve ser impreterivelmente baseado na segurança, por isso, é fundamental certificar que o ambiente corresponde às normas da ABNT!
- Custo benefício:
Achar que comprar brinquedos de qualidade duvidosa para economizar no orçamento é uma grande furada. Antes de qualquer coisa, leve em consideração o custo-benefício!
- Uma academia ao ar livre pode estimular a presença dos adultos:
Um dos grandes desafios dos condomínios é fazer com que os pais estejam por perto enquanto as crianças estão brincando no playground (sim, muitos pais ignoram essa regra).
Uma sugestão que pode ser adotada é criar junto ao espaço uma academia ao ar livre, pois é uma forma de manter todas as faixa-etárias por perto!
- Variedade:
As crianças gostam e precisam de variedade, e por isso pode ser uma boa estratégia apostar em brinquedos diferentes e até mesmo inusitados!
- Invista em bancos de areia:
A areia é uma grande aliada para ajudar em brincadeiras lúdicas, que mexam com a criatividade e o desenvolvimento infantil! Por isso, vale a pena investir nesse aspecto para ter um playground ainda mais completo!

- Escolha uma areia adequada para o playground:
Dica valiosa! A areia não pode ser qualquer uma, e sim uma adequada para esse tipo de ambiente, que passa por um tratamento adequado e evita a proliferação de fungos e bactérias!
Essas foram as 10 dicas para ter um playground realmente incrível no seu condomínio!