Passo a passo – Como implantar um playground em condomínio

Não há como negar que as crianças estão sempre tendo uma forte necessidade em gastar sua energia e por isso é importante saber como implantar um playground em condomínio!

A vida em condomínio nunca é fácil – há quem tenha filhos e saiba como pode ser difícil mantê-los quietinhos e em casa e há também quem não tenha e se sinta incomodado pela bagunça dos pequenos!

Por isso, é sempre importante que o condomínio destine um local apropriado para as crianças poderem brincar e extravasarem sua energia! Essa é uma forma de manter o bom convívio entre todos e ainda deixar as crianças bem felizes!

Mas, é importante salientar que esse espaço não é somente para que as crianças tenham apenas um momento de lazer e possam gastar de fato toda a energia que possuem!

O playground é ainda importante para a formação e desenvolvimento das crianças e brincar é algo realmente importante nessa fase, não somente para ajudar nesse aspecto, mas também para motivar o entendimento do senso coletivo.

Porém, não se trata apenas de querer implantar um playground no condomínio e pronto – é preciso mais do que isso! Na verdade, antes mesmo de colocar a mão na massa é preciso considerar algumas normas e procedimentos básicos!

como implantar um playground em condomínio – por onde é preciso começar?

O primeiro passo que deverá ser dado para saber como implantar um playground em condomínio é certificar que o projeto tenha a aprovação de todos os moradores.

Geralmente é preciso convocar uma reunião de assembleia com o máximo de informações sobre a proposta de projeto e também pelo menos 3 orçamentos para serem aprovados.

Com essa parte burocrática devidamente acertada, pode-se começar a pensar mais detalhadamente em tudo que o playground do condomínio poderá ter!

Embora esse seja um ambiente de brincadeira, quando se trata da escolha dos brinquedos e das normas exigidas para a adequação desse espaço não há qualquer motivo para brincar!

Tudo é bastante sério e é preciso estar bem informado para garantir que tudo seja de fato bem sucedido!

 

Escolhendo os brinquedos – nada de levar esse ponto na brincadeira!

Antes mesmo de considerar o que poderá ser pura diversão para os pequenos é fundamental buscar saber mais detalhadamente sobre tudo que permeia a regulamentação, ou seja, o que pode e o que não pode ser usado no playground!

O primeiro ponto a ser entendido refere-se a certificar que os brinquedos sejam devidamente certificados pelo INMETRO, bem como seguir todas as regras estabelecidas pela ABNT. Isso inclui itens como:

  • Durabilidade dos brinquedos
  • As devidas inspeções da área
  • A distância segura que deve ser estabelecida entre os brinquedos para diminuir riscos de acidentes
  • Produtos que poderão ser usados na confecção dos brinquedos, de forma que não sejam tóxicos – isso até mesmo vale para o tanque de areia.
  • Revestimentos para o piso mais aconselhados e que permitam maior segurança, bem como permitam uma maior absorção de impacto.
  • Entre outros

Criar regras de uso é fundamental!

Esse é outro item que faz parte do passo a passo para saber como implantar um playground em condomínio!

Isso porque o síndico poderá ser responsabilizado por qualquer incidente que venha a acontecer no local do playground, principalmente porque se trata de uma área comum do condomínio.

Por isso, é fundamental ter as regras bem estipuladas e deixa-las sempre acessíveis para evitar qualquer mal estar! Além disso, é importante estimular os pais e responsáveis a estarem por perto das crianças enquanto estiverem brincando!

Esses são os primeiros passos para saber como implantar um playground em condomínio – e todos são de grande importância!

Sobre AventuraPlay

Veja também

Promovendo a Inclusão: Brinquedos para Crianças com Dislexia

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura, escrita e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *