O guia para um playground mais seguro é vital para garantir o bem-estar e segurança da criançada que acaba contando com esse espaço para poder ter acesso à lazer e diversão!
E de olho em tudo que permeia a segurança deles, esse conteúdo irá focar justamente nisso, procurando ao máximo explorar todas as medidas e cuidados que devem ser considerados nesse tipo de ambiente!
Quem vive em condomínio certamente sabe como esse ambiente é importante para o dia a dia dos pequenos, mas para que isso seja de fato possível, algumas medidas básicas devem ser tomadas.
Um dos critérios refere-se à conservação ideal tanto de parquinhos quanto playgrounds e isso deve ser de responsabilidade para gestão do próprio condomínio.
Quem até então achava que a única medida aqui era colocar alguns brinquedos sem o devido cuidado e estratégia, saiba que esse pensamento é totalmente equivocado.
Há alguns requisitos fundamentais que devem ser adotados antes mesmo da instalação e também da manutenção dessas áreas!
Afinal, estamos falando de um local absolutamente destinado às crianças, e isso por si só já requer o máximo de atenção e cautela! Bom para a tranquilidade dos pais e mais ainda para o bem estar dos pequenos!

Com isso em mente, confira a seguir um guia para um playground mais seguro e entenda quais as principais medidas que devem ser considerada para a criação e manutenção desse espaço!
Guia para um playground mais seguro – de olho nas normas da ABNT!
O primeiro passo que deve ser considerado para obter o guia para um playground mais seguro é ficar atento a tudo que permeia as normas indicadas pela ABNT.
Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também a NBR 16071, do ano de 2012 é preciso estar ciente de alguns requisitos básicos para manter o local sob total segurança.
Isso inclui requisitos de segurança em geral, requisitos de segurança dedicados ao piso, que preferencialmente deve ser absorvente contra impactos, o projeto acerca da área e forma correta de se instalar os elementos.
Além disso, é preciso estar ciente quanto aos requisitos provenientes à inspeção, manutenção e também utilização da área!
Uma das observações de destaque da norma refere-se principalmente aos brinquedos que sejam fabricados em madeira – eles devem ser impreterivelmente desenhados de forma a se evitar o acumulo de água.
Outro aspecto importante é destinado a peças que sejam consideradas salientes, como no caso de parafusos – é fundamenta que eles tenham um acabamento de proteção para evitar possíveis acidentes nas crianças!
A norma ainda procura especificar outros fatores que precisam ser amplamente considerados na hora de escolher o piso que poderá ser usado na área do playground – é sempre importante optar por um piso que permita absorver o impacto!
Os parquinhos de areia também precisam de cuidados específicos! Fique atento!

Como ficou evidente, há muitas normas da ABNT quanto a instalação e manutenção de parquinhos e playgrounds, sendo que todas elas são destinadas a manter a máxima proteção das crianças.
Mas, não se limita somente a isso! Há também normas relacionadas para a areia que poderá ser usada junto desse espaço de lazer e que precisam ser mantidas para evitar possíveis dores de cabeça. Veja abaixo:

- É preciso limitar o acesso dos usuários que estejam portando comida ou até mesmo bebida próximo do tanque de areia. Isso porque os restos de comida podem apodrecer e criar um ambiente insalubre para as crianças;
- É fundamental substituir o uso de areia convencional por uma que seja atóxica e apropriada para essas áreas;
- Outra medida importante é estabelecer um horário fixo para uso desse ambiente, pois assim será possível orientar melhor os períodos de manutenção;
- No período da noite vale a pena deixar a área com areia coberta, de forma a evitar a aproximação de animais no local, como gatos, por exemplo.
Ao seguir esse guia para um playground mais seguro certamente se poderá manter o bem estar das crianças e a tranquilidade dos pais!