Todos os adultos tiveram uma infância cheia de brincadeiras, principalmente na rua, um lugar que era tranquilo e não existia perigo. Porém essa realidade mudou muito, pois é muito perigoso deixar as crianças se divertirem na rua, mas saiba a importância da brincadeira no desenvolvimento do ser humano.
As brincadeiras são consideradas um exercício fundamental para que as crianças se desenvolvam mais e acaba preparando-as para uma vida adulta mais saudável.
Quando as crianças estão realizando alguma atividade prazerosa, elas vão descobrindo com quais áreas tem mais afinidade e assim começam a desenvolver as suas habilidades que serão aprimoradas cada vez mais.
O desenvolvimento do ser humano vem desde a infância
A importância da brincadeira no desenvolvimento do ser humano é comprovado por muitos especialistas, pois é considerado uma maneira de se ter lazer e assim adquirir conhecimentos sobre vários assuntos e além disso desenvolver habilidades.
Por isso é fundamental que se estimule as crianças brincarem com os coleguinhas em áreas livres de lazer como playgrounds e também durante o tempo que se passa na escola, pois brincar é uma forma prazerosa de assimilar o conteúdo que será transmitido.
Muitas lições são tiradas das brincadeiras, como saber ganhar e perder ao mesmo tempo, pois por mais que seja uma brincadeira, você quando na fase adulta passará por diversas situações em seu trabalho em que um dia se ganha e no outro se perde.
E você aprende a lidar com essas situações desde novo, pois quando se perde já pensa logo em brincar novamente para tentar ganhar. Além de ir desenvolvendo desde criança o raciocínio lógico para tomar as atitudes mais cabíveis para que não perca na brincadeira.
Habilidades que as crianças desenvolvem com as brincadeiras
Brincar possibilita o exercício do processo de desenvolvimento da aprendizagem e a criança começa a construir significados e assimilação de seu papel na sociedade e obtém um laço afetivo com seus coleguinhas. Listamos para você as habilidades que são desenvolvidas pelas crianças quando estão brincando.
- Liderança: Pois quando se está brincando, na maioria das vezes uma criança fica ao centro comandando os outros amiguinhos, então começa a ter noção de como é liderar e de como o comando deve ser feito para beneficiar a brincadeira.
- Desenvolvimento físico: Pois a maioria dos brinquedos requer um esforço para conseguir brincar, seja ele correr, fazer força com o braço, subir em um equipamento e até mesmo saber que o seu peso influência no manuseio de tal brinquedo, fazendo com que a criança se exercite melhorando o condicionamento físico.
- Equilíbrio: Para que consiga se manter na posição necessária para realizar a brincadeira, a criança desenvolve a habilidade de se equilibrar e começa a entender que se manter o corpo na posição correta tem mais equilíbrio.
- Ansiedade: As brincadeiras controlam a ansiedade, pois se deve sempre ter calma na hora de brincar, para conseguir raciocinar de maneira lógica.
- Memória e imaginação: Imaginar é uma fonte de sonhos para as crianças, além de ajudar a estimular no cérebro e a memória.
- Reflexões estratégicas: É preciso tomar decisões que lhe permita chegar ao lugar correto sem desperdiçar o tempo, sendo uma estratégia a se tomar.
- Trabalho em equipe: Pois sempre estão brincando muitas crianças e na maioria das brincadeiras, elas devem se unir para conseguir alcançar o objetivo da brincadeira.
- Coordenação motora: Estimula que a criança saiba fazer o manuseio das mãos para ter mais eficiência no brinquedo.
Como listamos acima, a importância da brincadeira no desenvolvimento do ser humano vem desde pequeno, então você deve sempre estimular as crianças a brincarem e se divertir, pois estarão adquirindo aprendizado também.