É sempre possível viver de forma tranquila em um condomínio, porém desde que cada um faça a sua parte para não acabar incomodando o outro. Assim, é fundamental que os pais tenham conhecimento dos limites e brincadeiras das crianças no condomínio.
Geralmente, respeitar as regras, os limites e não incomodar os outros moradores, também vale para as crianças, onde os pais devem procurar sempre educá-las para um bom convívio.

Mas, quando se existe problemas, o mais ideal é que se faça uma reunião de condomínio para que os moradores discutam sobre as regras, e se as crianças estão incomodando, até mesmo brincando dentro do apartamento.
Entenda sobre os limites e brincadeiras das crianças no condomínio
É importante que os pais tenham conhecimento dos limites e brincadeiras das crianças no condomínio, pois é necessário que todos saibam cumprir as regras impostas e que foi de comum acordo entre todos.
Assim, confira abaixo alguns limites que devem ser seguidos em um condomínio:
- É fundamental que os responsáveis ou os pais das crianças estabeleçam limites a eles, até mesmo quando elas estiverem dentro do apartamento.
- Uma dica interessante para os pais é que quando as crianças brinquem dentro do apartamento, eles procurem usar tapete emborrachado nos quartos das crianças, o que reduz o atrito e acaba abafando o barulho no andar de baixo.
- Mas, caso isso não seja possível, mesmo com tapetes, é necessário evitar que as crianças brinquem fazendo barulhos altos depois das 22hrs.
- É importante que os pais entendam que as regras existem para serem respeitadas, e isso também vale para as crianças, onde os pais ou responsáveis devem ter a responsabilidade sobre o comportamento das crianças.
- Já no caso de as crianças brincarem em áreas comuns dos condomínios, os limites já são diferentes, onde elas podem brincar nos horários entre as 9hrs as 20hrs.
- Após as 20hrs, caso as crianças queiram ficar na área comum, é preciso que elas conversem sempre em voz baixa ou fiquem em silêncio.
Quais são as alternativas para entreter as crianças em condomínios?
Normalmente, morar em condomínio já é algo complicado para as crianças, especialmente quando não se tem uma área de lazer, o que acaba tornando tudo mais difícil.
É normal que as crianças precisem brincar, pois isso faz parte da natureza delas, e dessa forma, é preciso que se estabeleça lugares e horários que possam ser usados, como as áreas de hall, salão de festas ou jardins.

As crianças podem procurar usar, por exemplo, as áreas já existentes no entorno do prédio, porém sempre dentro dos horários que são estabelecidos pelo condomínio para não evitar o incômodo.
Geralmente, alguns condomínios não apresentam área de lazer, porém possuem salão de festas, o qual também sempre pode ser usado pelas crianças durante a semana, bastando somente estabelecer regras quanto à frequência.
Além disso, é sempre indicado que as crianças estejam acompanhadas, pois é muito comum em condomínios notar crianças andando sozinhas. Por isso, as crianças que são menores de 10 anos de idade, jamais devem andar sozinhas nos elevadores, o que acaba evitando acidentes.
Vale lembrar ainda que os pais não devem permitir que as crianças brinquem das escadas dos edifícios, e no caso das crianças que são menores de 5 anos de idade, elas devem sempre brincar no playground e acompanhadas de um adulto.
Portanto, é comum que a infância e a adolescência sejam épocas inesquecíveis na vida de qualquer pessoa, sendo uma etapa de muitas brincadeiras, risos e correrias. Porém, os pais devem saber os limites e as brincadeiras das crianças nos condomínios para procurar manter sempre um bom convívio com os vizinhos.